Solicitar Orçamento

Energia Solar na Bahia - Esclareça Suas Dúvidas

Energia Solar na Bahia - Esclareça Suas Dúvidas

A possibilidade de gerar nossa própria energia ainda é uma novidade para os baianos.Uma novidade que traz muitas possibilidades de ser sustentável e economizar com energia elétrica, principalmente em um estado brindado com um sol tão intenso como a Bahia!

 

Como toda novidade, muitas dúvidas recaem sobre quem se interessa pela instalação de um gerador de energia solar. A Fóton, uma das pioneiras na implantação de energia solar interligada à rede na Bahia, preparou esta lista de perguntas e respostas para que você tire todas as suas dúvidas. Caso não encontre sua dúvida ou a explicação não tenha ficado clara, não exite em nos contatar através de nossos canais de antedimento: formulário em nosso site, e-mail de contato (comercial@foton.eco.br), ou nosso telefone com WhatsApp: 71-3162-0065.

Bom, agora vamos às perguntas!

Como faço para instalar Energia Solar em minha casa ou empresa?

O primeiro passo de como fazer energia solar em sua residência ou empresa é solicitar uma proposta à uma empresa confiável, que
deverá dimensionar o sistema conforme seu consumo, tipo e disponibilidade de telhado e localização. A Fóton disponibiliza uma equipe bem preparada e habilitada para estudar seu projeto e oferecer a melhor solução técnica e comercial. Nosso escopo de fornecimento contempla todas as etapas necessárias para instalação e regularização do sistema junto à concessionária.

É importante salientar que uma instalação segura de um gerador fotovoltaico envolve a correta especificação dos equipamentos, a
avaliação estrutural do telhado, a emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA), instalação por equipe capacitada e implementação de plano de inspeção adequado.

Mas não se preocupe! A Fóton cuida de todo o processo para você! Enviaremos uma proposta clara e com todas as informações necessárias para você tomar a decisão. Após a contratação cuidaremos do projeto, fornecimento, instalação e interface com a
concessionária. Se necessário alguma obra civil ou adequação da instalação elétrica existente, você escolhe se prefere fazer ou deseja que a Fóton cuide disso também.

 

Por que instalar energia solar fotovoltaica?

O uso de energia solar traz o grande benefício de reduzir significativamente (até 98% em alguns casos) seus gastos com energia elétrica. Mas não é só isso! Você ainda estará contribuindo efetivamente para a sustentabilidade de nosso planeta, vai associar sua imagem ou de sua empresa à uma atitude responsável, vai se blindar dos sucessivos aumentos na tarifa de energia. Se desejar pode também prever uma geração excedente de energia, para proporcionar mais conforto à sua família ou expandir seus negócios!


A Bahia é um estado privilegiado também na quantidade de irradiação solar recebida. Os geradores solares instalados na Bahia tem excelente rendimento, o que contribui significativamente para reduzir o tempo de payback dos sistemas.


Outra vantagem é que por estamos na região Nordeste contamos com as linhas de financiamento subsidiadas do BNB, além de linhas muito competitivas e ágeis de bancos privados.


O Gerador Solar Fóton Funciona em Dias Nublados ou Chuvosos?         
 

A eficiência do sistema solar fotovoltaico depende da quantidade de luz do sol recebida pelos painéis solares. Mas mesmo em dias nublados a quantidade de luz recebida é suficiente para que o seu GERADOR SOLAR FÓTON gere energia, porém por termos menos irradiação solar será gerada menos energia do que nos dias ensolarados.

Na etapa de dimensionamento do sistema levamos em consideração dados históricos do clima de sua cidade para estimar a quantidade de energia solar gerada. Dessa forma a quantidade de energia solar gerada no ano já considera uma média de dias chuvosos e nublados durante o ano.

Apesar de reduzir a geração solar, a chuva proporciona a limpeza dos módulos, removendo poeira e partículas depositadas sobre os módulos e deixando seu painel pronto para gerar mais energia quando o sol abrir!

Qual a Necessidade de Manutenção do Gerador Solar Fóton?                                         

O Gerador Solar Fóton é projetado para proporcionar grande durabilidade e alta disponibilidade. A manutenção necessária é mínima, porém muito importante e consistindo basicamente na limpeza dos painéis solares e na inspeção das estruturas de fixação, integridade dos módulos, estados dos quadros elétricos, cabos e conexões. Na maioria das instalações é suficiente uma inspeção por ano. Em casos específicos, de sistemas instalados em ambientes mais agressivos, a periodicidade das manutenções deve ser avaliada caso a caso.                                                                                            

A Fóton - Energia Solar é referencia na Bahia em assistência técnica em pós venda e monitoramento dos sistemas. Tudo isso para você instalar seu equipamento e não ter que se preocupar mais com sua fatura da Coelba!
                                                                                                                         

Os Módulos São Resistentes? Há Possibilidade de Serem Quebrados por Chuva de Granizo?

Os módulos fotovoltaicos são fabricados e certificados para resistir a condições climáticas severas como ventanias, chuvas de granizo e neve. Sua durabilidade será garantida se seguidas as instruções dos fabricantes para transporte, manuseio e instalação.
Apesar de serem resistentes às condições climáticas, um módulo fotovoltaico nunca deve ser pisado e seu transporte e instalação deve ser feito de forma cuidadosa. Pisadas e torções podem causar danos imperceptíveis nas células fotovoltaicas (microfissuras) que degradarão muito o desempenho dos módulos, reduzindo sua vida útil.                                                                                            

Pode Se Pisar ou Transitar Sobre os Módulos?

Não. A estrutura dos módulos, composta pelo quadro de alumínio e superfície de vidro, é suficientemente resistente,
porém as células fotovoltaicas são rígidas e quebradiças. Os módulos são fabricados e ensaiados para suportar sem problemas esforços como chuva de granizo, ventanias e neve, porém não suportam esforços concentrados como o pesode uma pessoa pisando ou se apoiando sobre seu vidro.

É Necessário Registrar Meu Gerador na Concessionária? Quem É Responsável por Isso?

Sim. Conforme RN 482 da ANEEL para interligar um sistema de micro ou minigeração à rede da concessionária é
necessário a apresentação de um projeto à concessionária. Mas pode ficar tranquilo que a Fóton Energia Solar se responsabiliza por todo esse processo!                                                                                                                                  Quanto Tempo é Necessário Para Instalar um Gerador Solar?

O tempo para instalação depende do tamanho e complexidade da instalação. Em média, todo o processo desde a
assinatura do contrato até a troca do medidor pela concessionária, leva 60 dias. Esse prazo pode se estender caso seja necessária alguma adequação na rede da concessionária ou na instalação elétrica do cliente.                                                                                                                                                 

Como a Concessionária Vai Saber o Quanto eu Gerei de Energia?                                   

Após a homologação do projeto, instalação dos equipamentos e vistoria aprovada, a concessionária de energia
fará a troca do medidor convencional por um medidor bidirecional, que registrará tanto a energia consumida quanto a energia injetada.

A energia injetada é o excedente da geração do sistema fotovoltaica em relação a energia consumida no instante da
geração, portanto, na maioria dos casos representa de 30% a 70% da energia efetivamente gerada pelo sistema fotovoltaico e indicada no aplicativo de monitoramento.                             

O que é o Autoconsumo Remoto?

O autoconsumo remoto é previsto na REN 482 da ANEEL e permite que um consumidor torne-se micro ou mini gerador de energia distribuída em um local e consuma essa energia em outro local, desde que as duas unidades tenham a mesma titularidade, tanto para pessoa Física quanto Pessoa Jurídica, e que tanto a unidade geradora quanto a consumidora estejam dentro da mesma área de concessão (mesma concessionária de energia).

Isso significa que se você desejar instalar seu próprio mini ou micro gerador de energia distribuída no telhado do centro de distribuição de sua empresa localizado em Feira de Santana, por exemplo, poderá utilizar os créditos de energia para compensar seu consumo de energia em todas as filiais distribuídas no estado da Bahia. Se você for um consumidor residencial, pode instalar o sistema no telhado de sua casa de praia e utilizar os créditos para compensar o consumo de energia elétrica em seu apartamento em Salvador.

Posso vender energia solar?

A regulamentação de micro e mini geração não permite a venda de energia. Mas você pode utilizar os créditos gerados para compensar outras unidades consumidoras no mesmo CPF ou CNPJ. Há também a possibilidade de
se alugar um gerador solar ou seu telhado para que outra pessoa ou empresa utilize os créditos.

Qual a diferença entre energia solar fotovoltaica e os aquecedores solares?

A principal diferença é que os módulos fotovoltaicos funcionam convertendo diretamente a luz solar em energia elétrica, enquanto os coletores de aquecimento solar capturam o calor do sol e o transmitem para a água que passa por suas serpentinas.

Um gerador solar fotovoltaico gera energia para compensar o consumo de todas as cargas elétricas de uma residência
ou empresa, inclusive para sistemas elétricos de aquecimento de água. Os aquecedores solares de água também proporcionam economia de energia elétrica, ao dispensarem o uso de chuveiros, porém somente atendem a necessidade de aquecimento de água.

É possível tornar-se completamente independente da rede elétrica utilizando energia solar?

Para se tornar independente da rede elétrica, é necessário um sistema autônomo, onde o armazenamento da energia é
feito por baterias. Esse tipo de sistema é recomendado para locais onde não há rede elétrica, como fazendas e zonas rurais. Em zonas urbanas, a viabilidade financeira indicam a utilização de sistemas conectados à rede..

Quais as vantagens ambientais da energia fotovoltaica?

A interação entre o silício e a luz solar, que gera a energia fotovoltaica, não produz resíduos. Por isso, ela é considerada uma fonte de energia limpa ou ecológica. Além disso, a radiação solar é abundante e inesgotável, com grande potencial de utilização, enquanto o silício, principal semicondutor utilizado nos painéis fotovoltaicos, é o
segundo elemento mais encontrado na superfície terrestre. Ou seja: é uma solução energética sustentável.

A Bahia tem vários paraísos naturais, dentre eles o nosso litoral. A implantação do Gerador Solar Fóton é completamente compatível com estes ambientes, por não gerar ruídos nem resíduos. Além disso por serem instalados nos telhados não ocupam espaço em solo.Cada vez mais os proprietários de imóveis em Praia do Forte, Itacimirim, Guarajuba, Jauá, Busca Vida e outras lindas praias de nosso litoral, optam por utilizar energia limpa e sustentável!

Quais as desvantagens da energia fotovoltaica?

Atualmente, o custo para se montar um sistema fotovoltaico é maior que o de um convencional. Mesmo assim, é
um investimento que se paga no médio prazo, já que não há conta mensal de luz. Além disso, a durabilidade dos materiais (+ de 25 anos) vale o investimento. Outra boa notícia é que, com o desenvolvimento e a disseminação da tecnologia, os custos têm caído ano a ano.

O que é preciso para a instalação de painéis fotovoltaicos?

Para maior eficiência do sistema, os painéis fotovoltaicos devem ser instalados em posição e altura determinadas de acordo com a localização da construção. Para instalações em de energia solar em Salvador por exemplo, os módulos terão melhor rendimento se instalados voltados para o norte com inclinação entre 10º e 15º. Isso não impede que outras orientações sejam utilizadas. Como estamos perto do equador, as perdas para orientações diferentes, com baixas inclinações, não é tão grande, viabilizando a instalação de módulos inclusive na água sul dos telhados com perdas em torno de 10%.

De acordo com o tipo de telhado são especificadas as estruturas para fixação dos módulos fotovoltaicos no
telhado. Essas estruturas devem ser adequadas para transferir adequadamente os esforços do painel fotovoltaico para a estrutura do telhado, resistir às intempéries e agressividade do ambiente e manter os painéis bem fixados durante toda a vida útil do sistema.

Outro componente importante dos sistemas de geração de energia solar são os inversores. Os inversores normalmente possuem grau de proteção IP-65, podendo ser instalados ao tempo, porém não podem ficar expostos ao sol para não sobreaquecerem.

A intervenção para a instalação dos sistemas em uma edificação são baixas, constituindo de pequenas obras civis,
quando necessárias, para instalar eletrodutos caso o cliente não deseje utilizar eletrodutos aparentes.

Com energia solar fotovoltaica, é possível utilizar todos os aparelhos elétricos comuns?

Sim, a energia solar fotovoltaica tem os mesmos usos que a energia elétrica convencional. No entanto, é necessário um projeto de instalação de painéis condizente com a demanda e a finalidade de consumo

A transformação da luz do sol em energia elétrica deixa resíduos?

Não. Por isto, a energia solar fotovoltaica é considerada uma energia limpa.

Após 25 anos de instalação do sistema o que acontece? Ele para de funcionar ou continua funcionando só que produzindo menos energia?

Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou (a vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito) Eles tem uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,7% de sua eficiência por ano.A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.

Caso falte luz na rua meu sistema continua funcionando?

Não. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da
distribuidora o inversor irá desligar imediatamente e isolar o seu
sistema fotovoltaico por uma questão de segurança. Desta forma você evita
causar um acidente ou danificar seu sistema por sobrecarga.

Sim, se você tiver um sistema de energia solar com backup de baterias, off grid ou híbrido.
    

Como eu monitoro a produção de energia do meu sistema?

Os inversores ou já vem com o sistema de monitoramento ou
são preparados para funcionar juntamente com um equipamento próprio. Assim,
você pode ver a produção de energia solar em tempo real de qualquer
celular, tablet ou computador em qualquer lugar do mundo! Além disso este
sistema vai armazenar as informações de produção dos meses e você poderá
comparar quais meses o seu sistema funcionou melhor.

Como faço para solicitar que o excedente de energia produzida em meu imóvel seja transferido para outro imóvel ?

É bem simples, sendo que todas as unidades consumidoras deverão ter a mesma titularidade. Basta preencher um formulário próprio, disponibilizado pela concessionária de energia local, e entregá-lo no local de atendimento da concessionária (algumas aceitam o envio através de email). Neste formulário você indicará para qual imóvel deseja transferir os créditos excedentes e, inclusive pode indicar qual porcentagem desses créditos deseja transferir para cada imóvel, caso seja mais de um.

É possível transportar o gerador solar caso mude de endereço?

Sim. Os principais equipamentos como módulos, estruturas de fixação, inversores, cabos e sistemas de proteção podem ser removidos e instalados no novo local. No entanto, para sistemas conectados à rede um novo projeto deverá ser submetido a concessionária de distribuição.

O que é necessário para saber qual o gerador ideal para minha residência?

Para dimensionarmos o gerador ideal para cada necessidade, é necessário saber o consumo médio anual de energia elétrica do imóvel. Essa informação, junto com o tipo de rede e o valor do kW, é extraída da conta de energia. Também será necessário saber o tipo e a área disponível de telhado.

O que é o sistema de compensação de crédito de energia elétrica?

É aquele no qual a energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída é cedida à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia dessa mesma unidade
consumidora ou de outra unidade consumidora de mesma titularidade. Ou seja, quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro imóvel de mesma titularidade ou na fatura do mês subsequente.

Os créditos de energia gerados ficam válidos por 60 meses.

O que é um gerador solar híbrido?

O sistema híbrido é aquele que trabalha conectado à rede elétrica, e que também possui um sistema de armazenamento próprio, através de baterias, e que consequentemente, continua em funcionamento, mesmo com a
interrupção do fornecimento de energia pela concessionária.

Também são chamados de geradores híbridos os geradores que utilizam mais de uma fonte de energia, por exemplo os solar e eólica.

O que é um gerador solar off grid?

O sistema off grid é aquele que instalado em locais onde não há acesso à rede elétrica e funciona com banco de baterias para armazenamento da energia que é produzida e não é utilizada.


O que é um gerador solar on grid (grid tie)?

O sistema on grid é aquele que funciona conectado à rede elétrica. É necessário protocolar um projeto elétrico para homologação junto à concessionária.

Quais as vantagens de se instalar um gerador solar?

- A energia solar é renovável, ou seja, nunca acaba.
- É uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio ambiente.
- Tem um baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.
- O equipamento pode ser instalado em residências, empresas, chácaras, indústrias, escolas. 
- É um excelente investimento, com um retorno muito rápido

Qual área necessária para instalação de um sistema em minha residência?

A área utilizada será basicamente no telhado, ocupando cerca de 2,5 m2 por painel instalado. Também podem
ser utilizados pergolados ou lajes. É importante avaliar as necessidades de acesso ao telhado para manutenção, deixando acessos e passagens para manutenção de calhas, reservatórios, antenas e outros equipamentos que possam estar instalados na área do telhado.

Qual o tempo de vida útil de um gerador solar?

O sistema fotovoltaico tem a vida útil de 25 a 30 anos. Os painéis têm garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação e 25 anos de até 80% da eficiência. Os inversores têm garantia de 5 a 10 anos, dependendo do fabricante e vida útil de até 15 anos podendo haver necessidade de substituição após esse período.

Energia Solar em Salvador

Energia Solar em Salvador

Longos dias ensolarados, incentivo do IPTU Amarelo e condições especiais de financiamento fazem da Energia Solar em Salvador uma excelente opção para os consumidores residenciais, comerciais ou industriais que desejam economizar na fatura de energia elétrica, se livrar da inflação energética e receber um desconto de até 10% no IPTU de seu imóvel.

Veja Mais
Trabalhe com Energia Solar na Bahia!

Trabalhe com Energia Solar na Bahia!

Quer atuar no promissor mercado de energia solar fotovoltaica e transformar o mundo através da energia solar? Clique e saiba mais sobre as oportunidade de trabalho como representante comercial na Fóton. Estamos com oportunidades em aberto para você que quer trabalhar com energia fotovoltaica em Salvador e no interior da Bahia.

Veja Mais
Incentivo para uso da Energia Solar em Salvador - IPTU Amarelo Salvador

Incentivo para uso da Energia Solar em Salvador - IPTU Amarelo Salvador

Os moradores de Salvador poderão ter um desconto de 10% no valor pago do IPTU de residências que usem a energia solar. Saiba mais como a Fóton pode lhe ajudar a economizar também no IPTU!

Veja Mais
Energia solar fotovoltaica atinge marca histórica de 100 MW de microgeração e minigeração distribuída

Energia solar fotovoltaica atinge marca histórica de 100 MW de microgeração e minigeração distribuída

O Brasil acaba de atingir a marca histórica de 100 MW de potência acumulada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica...

Veja Mais